O Mediterrâneo e o Blog

'''Em torno do mare nostrum, como os romanos chamavam o mar Mediterrâneo, desenvolveu-se a civilização ocidental. O clima ameno, as costas recortadas, a oferecer abundância de portos, e a situação geográfica -- entre a Europa, a África e a Ásia -- facilitaram durante milênios as trocas comerciais e culturais entre os povos litorâneos. O mar Mediterrâneo é um mar continental situado entre a Europa, a Ásia e a África. Comunica-se com o oceano Atlântico através do estreito de Gibraltar, que, com 13km em seu ponto mais estreito, separa a África da Europa. Liga-se ao mar Negro pelo estreito de Dardanelos. No sudoeste, o canal de Suez faz a ligação com o mar Vermelho.Mar quase fechado, o Mediterrâneo estende-se por cerca de quatro mil quilômetros de Gibraltar até a Síria. Forma vários mares secundários: Baleares, Tirreno, Jônico, Adriático, Egeu, Mármara e Negro. Extensas e numerosas, as ilhas incluem as Baleares, a Córsega, a Sardenha, a Sicília, as Jônicas, Creta, as Cíclades, Rodes e Chipre.''' -BioMania

Resultado de imagem para o mar mediterrâneo
(Mapa do Mar Mediterrâneo por Guia Geográfico - Mapas da Europa)
                           

 A ideia de juntar diversas informações sobre o Mediterrâneo vem de uma grande paixão pelo Antigo Oriente, principalmente do Levante. As terras canaanitas sempre me chamaram atenção, bem como suas crenças e culturas. 
 Mas você deve estar se perguntando: ''Mas por qual motivo nomeou o blog desta forma, se vai falar apenas sobre o Oriente Antigo?'' Acontece que quando essa ideia estava tomando forma em minha cabeça, eu procurava um nome específico pra falar a respeito do que eu tanto queria sem nenhum tipo de ''único tema'', já que o que eu mais me sinto atraído é a cultua cananeia. Porém, são diversas outras deidades que me chamam atenção e que penso escrever sobre, então por que não arredondar tudo, bem como o Mar Mediterrâneo fazia? E então de uma forma sublime, pensando em politeísmo e no Mediterrâneo antigo... me veio o nome ''POLITERRÂNEO!''
 Este blog vai reunir manifestações e informações sobre essas principais áreas (Canaã, Síria, Mesopotâmia, Babilônia e Suméria) e suas culturas religiosas, que muitos desconhecem. Trarei informações traduzidas de diversos livros e textos, com seus respectivos direitos autorais, sobre essas culturas, crenças e deuses, bem como rituais e orações. 
 É um blog totalmente religioso, historiador e mitológico e espero contar com você, caro leito, para mantermos trocas de informações e notícias e o respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas